Dúvida existencial...

18 de setembro de 2017

De há uns tempos para cá procuro fazer um tipo de alimentação mais saudável, menos tóxica, recorrendo cada vez menos à proteína animal. Aderi a alguns grupos de vegetarianos no facebook para tentar compreender melhor os princípios, as evidências científicas sobre vantagens possíveis e até mesmo receitas. 
Contudo, em quase todos os grupos, a grande maioria das postagens, mais do que exaltar os benefícios dos alimentos de origem vegetal, insurge-se contra os maus tratos a animais ou mesmo apenas com o facto de se matarem animais para comer. Entendo a preocupação e eu própria estou cada vez mais alerta para as condições de criação dos animais que usamos na alimentação diária.
No entanto, ainda não consegui perceber se a maior parte das pessoas são vegetarianas porque acreditam, efectivamente, nas vantagens do regime alimentar, se apenas o são porque não suportam a ideia de os animais serem criados e mortos exclusivamente para consumo humano.



12 comentários

  1. Como não sou vegetariana, embora muito raramente coma carne, não lhe sei responder.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Acho piamente que a maioria é vegetariana pela pena aos animais...

    ResponderEliminar
  3. Não sou vegetariana, portanto tenho a mesma dúvida...

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Também ainda não entendi . Mas acho que é outra moda dizer-se que se é vegetariano, tal como foi a moda dos ginásios

    ResponderEliminar
  5. Como carne embora me satisfaça com pouco. mas digo sinceramente, gostava de experimentar o vegetariano, por curiosidade.

    Beijinhos Amiga querida.

    ResponderEliminar
  6. Eu passo bem sem a carne mas sinceramente ... se ando numa de pensar nos animais ... viro vegetariana durante uns tempos!!!
    bj

    ResponderEliminar
  7. Eu penso que é pelos dois motivos e por mim falo.
    Não sou vegetariana mas não como quase carne nenhuma.
    Para além de não comer quase nenhuma porque acho que não se deve comer, a não ser efectivamente frango, cada vez mais estou sensibilizada mesmo pelos maus tratos que sofrem.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Tenho um filho vegetariano e sei que no seu caso é mais pela 2ª questão - os animais não são para comer !
    Creio que todos os "radicais vegetarianos" pensam prioritariamente assim.
    Acontece que eu não sou vegetariano, não sou radical, mas apoio totalmente a alimentação vegetariana sem barreiras impostas. Quando apetece carne, ...porque não ?...
    Por uma questão de saúde quase eliminei as carnes vermelhas da minha alimentação e o meu consumo de carne, em geral, está muito reduzido e acho que a medida que tomei só me tem trazido bons resultados !
    Há, no entanto, que ter em atenção que o nosso organismo necessita de proteínas e por isso, deveremos ter a informação de como compensar essa questão com proteínas de outra origem : ovos, leguminosas, vegetais ricos em proteínas !
    A questão de que o nosso organismo necessita de carne é totalmente falsa ! ... O nosso organismo necessita de proteínas, se não animais, que sejam vegetais, ou de outra ordem !!!

    ResponderEliminar
  9. Apesar de andar a reduzir o consumo de carne, nunca me passaria pela cabeça tornar-me vegetariana, mas acredito que a grande maioria das pessoas o faça por pena dos animais, sim.

    ResponderEliminar
  10. ... ou se as pessoas estão tão desiludidas com a espécie humana que resolveram virar-se para os animais, na esperança de encontrarem ali o amor que lhes falta no dia a dia e combaterem a indiferença que encontram na sociedade. Não é por acaso que cada vez mais ouço a frase "quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais" ou "eles [os animais] são os únicos que nos são sempre fiéis e nunca nos abandonam". Acontece que o embrutecimento da sociedade não se combate desistindo das pessoas, substituindo-as por animais.

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou vegetariana nem nada que se pareça, mas cada vez mais preocupo-me com a forma como os animais são tratados, pelo que lentamente tenho vindo a reduzir o meu consumo de carne. Talvez se os meus pais alinhassem na ideia, até conseguia erradicar de vez a carne.

    ResponderEliminar
  12. Olha, não sou vegetariana, mas a minha alimentação é quase toda vegetariana. E é assim desde que pude opinar sobre aquilo que ingeria, já que não gosto de carnes vermelhas. Naturalmente gosto mais de alimentos de origem não animal, e sinceramente a forma como são mortos para nosso consumo tb me faz certa impressão. Nunca tive carências alimentares.

    ResponderEliminar